A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, objetiva não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Ou seja, essa área deve assegurar ou facilitar, aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores, a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.
A Medicina do Trabalho está construída sobre dois pilares: a Clínica e a Saúde Pública. Sua ação está orientada para a prevenção e a assistência do trabalhador vítima de acidente, doença ou de incapacidade relacionados ao trabalho e, também, para a promoção da saúde, do bem estar e da produtividade dos trabalhadores, suas famílias e a comunidade.
Quais as vantagens da Medicina do Trabalho para sua empresa?
- Melhora a produtividade dos funcionários, pois um indivíduo saudável trabalha melhor e gera mais resultados para o empregador;
- Reduz do número de acidentes de trabalho;
- Diminui o absentismo e afastamentos da equipe de colaboradores;
- Previne futuras penalidades legais ou indenizações, caso o trabalhador venha sofrer alguma lesão devido aos riscos ambientais que foi exposto;
- Gera Economia do custo operacional empregatício.
Como a Polygonal atua na prevenção da saúde de seus funcionários?
Ao considerar que muitos estabelecimentos deixam de cumprir a legislação por falta de informação ou ausência de profissionais capacitados, a Polygonal garante um trabalho responsável e qualificado, com um excelente atendimento em toda a área da Medicina do Trabalho. A nossa equipe é altamente capacitada para:
- Realizar exames de avaliação da saúde dos trabalhadores (admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais), incluindo história médica, história ocupacional, avaliação clínica e laboratorial, avaliação das demandas profissiográficas e cumprimento dos requisitos legais vigentes;
- Diagnosticar e tratar as doenças e acidentes relacionados com o trabalho, incluindo as providências para reabilitação física e profissional;
- Identificar os principais fatores de risco presentes no ambiente de trabalho decorrentes do processo laboral e das formas de organização do trabalho, além das principais consequências ou danos para a saúde dos trabalhadores;
- Identificar as principais medidas de prevenção e controle dos fatores de risco presentes nos ambientes e condições de trabalho, inclusive a correta indicação e limites do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
- Participar da inspeção e avaliação das condições de trabalho, com vistas ao seu controle e à prevenção dos danos para a saúde dos trabalhadores;
- Avaliar e opinar sobre o potencial tóxico de risco ou perigo para a saúde de produtos químicos mal conhecidos ou insuficientemente avaliados quanto à sua toxicidade;
Gerenciar as informações estatísticas e epidemiológicas relativas à mortalidade, morbidade, incapacidade para o trabalho, para fins da vigilância da saúde e do planejamento, implementação e avaliação de programas de saúde;